top of page

2023

Eventos: Text

XVI FESTA DO LIVRO

Eventos: Text

 De 21 de novembro a 17 de dezembro, 60 editoras estiveram representadas na XVI Festa do Livro da Fundação Oriente, em Lisboa. Além de centenas de títulos, os participantes encontram um programa gratuito de visitas, oficinas, palestras e sessões de contos para famílias. 

No dia 10 de dezembro, o professor e investigador na área das relações luso-nipónicos José Álvares convida a assistência para uma conversa em torno da realidade japonesa, neste ano em que se celebram os 480 anos de amizade entre Portugal e Japão. 

Eventos: Text

CICLO "REVISITAR WENCESLAU DE MORAES"

Eventos: Text

Uma iniciativa conjunta entre o Centro de Estudos Comparatistas, o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição e a Fundação Oriente celebrou o imaginário japonês de Wenceslau de Moraes (1854-1929) por ocasião dos 100 anos da publicação de O-Yoné e Ko-Haru (1923).
O encontro teve lugar nos dias 16 e 17 de novembro no Museu do Oriente e permitiu revisitar a obra de Moraes e atualizar os estudos em torno do seu imaginário japonês.

A Cinemateca Portuguesa associou-se ao encontro em 18 de novembro e exibiu A ilha de Moraes, um dos dois filmes de Paulo Rocha sobre a figura e o universo desse escritor.

Eventos: Text

EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA “RELANCE DA HISTÓRIA E DA CULTURA DO JAPÃO, NA BIBLIOTECA DE UM MINHOTO”

Eventos: Text

A Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana comemora os 480 anos de amizade entre Portugal e o Japão com uma mostra bibliográfica que inclui parte de uma coleção de livros sobre o país do Sol Nascente reunida pelo bibliófilo minhoto António Pereira de Vasconcelos da Rocha Lacerda e Melo. 
Wenceslau de Moraes ocupa um lugar central nesta exposição, que apresenta diversas edições dos seus livros mais importantes, mas também de autores que estudaram a sua obra, como Armando Martins Janeira, nome literário de Virgílio Armando Martins, que foi embaixador no Japão (1964-1971) e grande divulgador do escritor, em Portugal e no Japão, com obras também da sua autoria.

Eventos: Text

THE MEIJI BUNGAKU ZENSHU
(THE COMPLETE WORKS OF MEIJI LITERATURE)

Eventos: Text

Temos a satisfação de comunicar a publicação digital do The Meiji Bungaku Zenshu (The complete works of Meiji Literature) no dia 1 de setembro de 2023, no website JapanKnowledge.

A obra inclui o artigo “Moraes to Bukkyo” (Moraes and Buddhism), de Armando Martins.

Eventos: Text

COMEMORAÇÃO DOS 480 ANOS DE AMIZADE ENTRE PORTUGAL E O JAPÃO: ARTIGOS MENSAIS NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Eventos: Text
Eventos: List

COMEMORAÇÃO DOS 480 ANOS DE AMIZADE ENTRE JAPÃO E PORTUGAL

Eventos: Text

Em 1543 - há 480 anos - os portugueses chegaram à ilha de Tanegashima, dando início ao intercâmbio com os japoneses.

Portugal e o Japão partilham valores fundamentais como o respeito pelos direitos humanos, a democracia e o estado de direito, e são parceiros importantes que têm a intenção de manter a ordem do mar livre e aberto. Nos últimos anos, a interação entre os dois povos tem estado muito ativa. 

Ao longo do ano de 2023, a Embaixada do Japão em Lisboa realizará vários eventos comemorativos com o intuito de promover a interação entre os dois países.

480anos.png
Eventos: Text

2020

Eventos: Text

ESPETÁCULO DE DANÇA BUTOH, PIANO E POESIA

Eventos: Text

Realizado a 18 de janeiro de 2020 no Centro Cultural de Cascais no âmbito da exposição "Viagem ao Japão de Armando Martins Janeira", este espetáculo de simbiose entre Oriente e Ocidente constituiu uma viagem pelas quatro estações através de Haikus (forma curta de poesia japonesa) da autoria de Janeira.
Com música original (piano) e vídeo cenário de Kaoru Tashiro, dança butoh por Maria Reis Lima e leitura de poemas a cargo da Escola Profissional de Teatro de Cascais.

Eventos: Text
Eventos: Pro Gallery

2019

Eventos: Text

"VIAGEM AO JAPÃO DE ARMANDO MARTINS JANEIRA", NA CASA SOMMER (CASCAIS)

Eventos: Text

A exposição “Viagem ao Japão, de Armando Martins Janeira” esteve na Casa Sommer, em Cascais, em 2019 e 2020 com o objetivo de divulgar a extraordinária vida e obra do diplomata para o reforço das relações entre Portugal e o Japão. Incluiu um significativo conjunto de eventos, nomeadamente cursos, conferências, workshops e espetáculos de teatro (consulte o programa). 

A inauguração desta exposição contou com a presença de Ingrid Bloser Martins, viúva do homenageado, e de alguns dos mais conceituados especialistas portugueses acerca da história e cultura japonesa.

Eventos: Text
Eventos: Pro Gallery

TEATRO "QUANDO JESUS VOLTOU À TERRA" - INÉDITO

Eventos: Text

Este espetáculo integrou a programação cultural paralela à Exposição “Viagem ao Japão de Armando Martins Janeira”. Foi uma homenagem a Armando Martins Janeira, autor desta peça cujo espetáculo inédito foi ensaiado e apresentado pelos jovens atores da Escola Profissinal de Teatro de Cascais e também pelos atores residentes do Teatro Experimental de Cascais. 

O tema para uma redação dado por um professor italiano aos seus alunos, - "Um dia Jesus resolveu descer do Céu e voltar à Terra para ver como estava o mundo ao fim de tantos anos... e cada vez que Jesus saía da igreja ficava muito desapontado..." - inspirou Armando Martins Janeira para escrever a peça teatral. 

A encenação é de Rodrigo Aleixo, jovem encenador, também formado pela Escola Profissional de Teatro de Cascais

Eventos: Text