top of page

2020

Eventos: Text

ESPETÁCULO DE DANÇA BUTOH, PIANO E POESIA

Eventos: Text

Realizado a 18 de janeiro de 2020 no Centro Cultural de Cascais no âmbito da exposição "Viagem ao Japão de Armando Martins Janeira", este espetáculo de simbiose entre Oriente e Ocidente constituiu uma viagem pelas quatro estações através de Haikus (forma curta de poesia japonesa) da autoria de Janeira.
Com música original (piano) e vídeo cenário de Kaoru Tashiro, dança butoh por Maria Reis Lima e leitura de poemas a cargo da Escola Profissional de Teatro de Cascais.

Eventos: Text
Eventos: Pro Gallery

2019

Eventos: Text

"VIAGEM AO JAPÃO DE ARMANDO MARTINS JANEIRA", NA CASA SOMMER (CASCAIS)

Eventos: Text

A exposição “Viagem ao Japão, de Armando Martins Janeira” esteve na Casa Sommer, em Cascais, em 2019 e 2020 com o objetivo de divulgar a extraordinária vida e obra do diplomata para o reforço das relações entre Portugal e o Japão. Incluiu um significativo conjunto de eventos, nomeadamente cursos, conferências, workshops e espetáculos de teatro (consulte o programa). 

A inauguração desta exposição contou com a presença de Ingrid Bloser Martins, viúva do homenageado, e de alguns dos mais conceituados especialistas portugueses acerca da história e cultura japonesa.

Eventos: Text
Eventos: Pro Gallery

TEATRO "QUANDO JESUS VOLTOU À TERRA" - INÉDITO

Eventos: Text

Este espetáculo integrou a programação cultural paralela à Exposição “Viagem ao Japão de Armando Martins Janeira”. Foi uma homenagem a Armando Martins Janeira, autor desta peça cujo espetáculo inédito foi ensaiado e apresentado pelos jovens atores da Escola Profissinal de Teatro de Cascais e também pelos atores residentes do Teatro Experimental de Cascais. 

O tema para uma redação dado por um professor italiano aos seus alunos, - "Um dia Jesus resolveu descer do Céu e voltar à Terra para ver como estava o mundo ao fim de tantos anos... e cada vez que Jesus saía da igreja ficava muito desapontado..." - inspirou Armando Martins Janeira para escrever a peça teatral. 

A encenação é de Rodrigo Aleixo, jovem encenador, também formado pela Escola Profissional de Teatro de Cascais

Eventos: Text