top of page

MAR TALEGRE,
ESTA DOR DE SER HOMEM - CONTOS

estadordeserhomem.jpg
Esta Dor De Ser Homem - Contos: Welcome

Esta Dor de Ser Homem é um livro de contos, o único que Armando Martins Janeira publicou. Obra assinada com o seu pseudónimo, Mar Talegre, Esta Dor de Ser Homem teve a sua primeira edição em 1948. Janeira conta-nos histórias da vida real das gentes rurais de então, relatos de agruras e alegrias de homens e mulheres que podiam muito bem ter saído da sua aldeia natal de Trás-os-Montes.


«Eu nasci na montanha: ao pé da nossa casa nasce um vale estreito e fundo, que na Primavera se veste de verde maciço e fresco das hortas, cortado por uma ala de salgueiros em que em noites de chuva e de Inverno o vento arrepela canções de uma tristeza estranha, aflitiva e bárbara, que povoaram de medos e de supersticiosa poesia a minha meninice; de todos os lados, as montanhas, muros enormes que entornam sobre a aldeia a serenidade grave das coisas infinitas, na qual, nas tardes mansas e nas noites calmas de Verão, se abre a melodia dos rouxinóis dos salgueiros e se desdobra, nítido e triste, o longo tapete de som áspero do zirrar das cigarras e dos grilos; ao sol-pôr verte-se sobre a terra uma tristeza longa, profunda e vaga, de uma dor sobre-humana tal, que o abandono do sol se sente fisicamente, alguma coisa dói vaga no fundo do nosso ser e magoa o nosso corpo, como se aqueles últimos raios pálidos fossem dedos longos a arrancar-nos a esperança, e a vida clara e a alegria se estivessem a ir embora para sempre, para ao de lá da montanha, e para sempre houvéssemos de ficar a sós com a noite cheia de tristezas e de sombras.

A montanha deu-me assim uma alma triste.

Eu nunca vivera perto do mar; esta mudança na minha vida encheu-me de alvoroço. Além disso ia começar a minha carreira profissional.»

Mar Talegre, Esta Dor de Ser Homem

Se quiser receber mais informações sobre esta obra, por favor contacte-nos.

DOWNLOADS

Armando Martins Janeira, Prefácio da 2a edição de Esta Dor de Ser Homem (PDF)

Paula Mateus, Introdução da 2a edição de Esta Dor de Ser Homem (PDF)

FOTO

Tipografia Domingos de Oliveira, Porto, 1948; 2ª ed: Comissão de Festas de Felgueiras, Torre de Moncorvo, 2004

Esta Dor De Ser Homem - Contos: Welcome
bottom of page