top of page

ARMANDO MARTINS JANEIRA,

CAMINHOS DA TERRA FLORIDA

caminhosdaterra.jpg
Caminhos da Terra Florida: Welcome

Armando Martins Janeira escreve Caminhos da Terra Florida - A Gente, a Paisagem, a Arte Japonesa, durante o período em que é colocado no Japão como encarregado de Negócios. Publicado em 1956, é um livro delicioso, de alguém que se enamora pelas terras do Sol Nascente e nos fala apaixonadamente da realidade japonesa: das gentes e dos deuses, das artes e das tradições, de um povo que dança, ri, canta e celebra as belezas do mundo. É um Janeira fascinado, ansioso por partilhar com os leitores do seu país a sua experiência no Japão. O autor conheceu depois mais mundo, mas confessará ali ter vivido os dias mais felizes da sua vida.

Caminhos da Terra Florida é um livro revelador do entusiasmo inicial e do impacto que a civilização oriental provoca num europeu. No entanto, o convívio de mais de dez anos que Janeira estabelece com o Japão fá-lo-á confirmar-se cada dia mais na sua cultura ocidental, na sua qualidade de europeu: a civilização ocidental, ainda que decadente, é para Janeira a maior das civilizações vivas, pois é ela que contém o germe do progresso histórico.

«É no cume do Fujiyama que habitam os velhos deuses nipónicos. O Fujiyama, a montanha mais alta do Japão, é o Olimpo da religião japonesa, sólio sagrado do xintoísmo. Só quem tenha contemplado de longe o majestoso cume, duma pureza e elegância de linhas como nenhuma outra montanha, os imensos contrafortes brancos doirados pelo Sol, pode compreender o que representa o Fuji na história e na lenda do Japão e na imaginação de cada japonês. Além da sua beleza invulgar, a atracção do Fuji provém dos seus caprichos, ora exibindo magnífico a sua esbelta majestade, ora, logo um instante após, escondido entre nuvens, o vulto esfumado e suspenso do céu, etéreo como uma miragem. Os japoneses do campo, ainda hoje, ao vê-lo, ajoelham e erguem as mãos aos deuses. Quando o comboio passa no sopé do Fuji, é um reboliço pelas carruagens, e as velhas mulheres piedosas batem duas vezes as palmas religiosamente. Há grandes pintores que dedicam uma vida inteira a pintar exclusivamente quadros do Fuji-san.

Não admira pois que, impressionado por esta aura, a minha ambição, desde que cheguei ao Japão, fosse pôr os pés no cimo da montanha sagrada.»

Armando Martins Janeira, Caminhos da Terra Florida

Se quiser receber mais informações sobre esta obra, por favor contacte-nos.

DOWNLOAD

Caminhos da Terra Florida (excertos) (PDF)

FOTO 1: Manuel Barreira-Editor, Porto, 1956

FOTO 2: Estampa de Utamaro, apreciado por Janeira

gravurautamaro.jpg
Caminhos da Terra Florida: Welcome
bottom of page